12.3.15

Semana da Leitura . 16 a 20 de março de 2015

SEMANA DA LEITURA
A 9ª edição da Semana da Leitura, decorre este ano de 2015, entre 16 e 20 de Março. É uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura que para este ano elege o tema «Palavras do Mundo». É proposto que se associe à leitura a descoberta de títulos, de escritores e de Palavras do Mundo. Convidam-se as escolas a celebrarem a leitura e os livros com crianças, jovens, adultos e as comunidades em geral. 
“...Convida-se à  (re)descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores, de jornalistas, de cientistas, de políticos e de profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra.” 
in: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/projectos.php?idTipoProjecto=21#    (site do Plano Nacional de Leitura)

Semana da Leitura 2015 - Tavira
No âmbito desta iniciativa, a Rede de Bibliotecas de Tavira (RBT), promove diversas iniciativas, a saber:
“Galeria de Autores” – Textos de autores dos cinco continentes serão colocados nos autocarros Sobe e Desce. Os textos terão a indicação do documento de onde foram tirados e a(s) Biblioteca(s) onde esse pode ser encontrado chamando a atenção, cativando para a leitura e apelando à visita dos espaços.
“Leitura Espontânea” – No dia 18 de Março, grupos de alunos das escolas de Tavira deslocar-se-ão a espaços públicos oferecendo uns minutos de leitura a quem se disponha a escutar.
“Palavras do Mundo- 5 serões, 5 continentes” – Cada dia, durante esta semana, passará na Rádio Gilão uma leitura feita por um aluno, de um texto / poema / conto. 

As escolas receberão autores, a Horta do Carmo terá uma pequena Feira do Livro, uma oficina e exposição de Livros Miniaturas com João Lizardo acontecerá na Biblioteca Municipal dia 19 de Março.

A Associação Internacional de Paremiologia (AIP/ IAP) associou-se à iniciativa desenvolvendo com as diversas escolas e níveis de ensino actividades ligadas aos provérbios, também eles veículo de pensamentos, sabedorias em palavras do mundo.