20.4.15

Conferências . 7 e 8 de maio de 2015

Leituras Contemporâneas da Paisagem


“Categoria enformadora da percepção do mundo desde o início da modernidade, a Paisagem só vem a constituir-se como problema em simultâneo com a consciência da degradação das bases naturais da existência. Na actual situação da Natureza como realidade em crise, ou mesmo ameaçada pelo perigo de extinção, não são mais aceitáveis definições restritivas como as de “vista”, “panorama” ou “pano de fundo”. Paisagem, hoje, remete para uma totalidade, um sistema de interacção, fundamento de todas as esferas de vida e condição de desenvolvimento das comunidades humanas.
(…)
O Projecto FILOSOFIA E ARQUITECTURA DA PAISAGEM (Filarqpais), desenvolvido pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa em colaboração com o Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista Prof. Caldeira Cabral, assume a premência de uma abordagem da Paisagem como categoria sintética, que, reconhecendo a simbiose entre a horizontalidade das superfícies visíveis e a profundidade dos processos invisíveis, ultrapassa as noções mais restritas de “território” e “ambiente”, com as quais não deverá ser confundida. Entre a totalidade inapreensível para que remete a ideia de Natureza e a singularidade dispersa dos elementos naturais, Paisagem ocupa o lugar mediador de uma totalidade concreta que contém em si tanto a dimensão natural como a marca humana.”

Adriana Veríssimo Serrão, texto de apresentação e http://filarqpais.fl.ul.pt/index_ficheiros/Page334.htm



Os resultados do trabalho de Investigação foram publicados nos volumes:
Filosofia da Paisagem. Uma Antologia, Adriana Veríssimo Serrão (coord.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2011;
Filosofia e Arquitectura da Paisagem. Um Manual, Adriana Veríssimo Serrão (coord.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2012;
Filosofia e Arquitectura da Paisagem. Intervenções, Adriana Veríssimo Serrão (coord.), Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013;
Filosofia da Paisagem. Estudos, Adriana Veríssimo Serrão, Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013.

Em “Leituras Contemporâneas da Paisagem” o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa propõe-se trazer à Biblioteca Municipal de Tavira algumas das temáticas desenvolvidas por investigadores do projecto Filarqpais, num programa que abordará a filosofia da Paisagem tanto na sua dimensão mais teórica como as suas aplicações mais práticas.

Programa


5ª feira 7 de Maio
16h - Poesia e Filosofia da Paisagem - Dirk Hennrich 
Dirk Michael Hennrich é Bolseiro FCT de Pós-Doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no âmbito da Filosofia da Paisagem e da Geofilosofia, foi Investigador em Cultura Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) entre Junho 2014 e Março 2015 e concluiu o seu doutoramento com uma bolsa da FCT na Universidade de Lisboa em Março 2014. Possui mestrado em Filosofia da Universität Basel/Suíça (2003) onde concluiu o estudo da Filosofia, da Literatura Alemã e da História Moderna. É membro integrado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) e Colaborador Estrangeiro do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e dos Media (CISC) da PUC-São Paulo actuando principalmente no âmbito da Filosofia do século 19 e 20, do Pré-Romantismo, do Idealismo Alemão, na área da Filosofia da Paisagem, da Filosofia em Portugal e no Brasil e da Filosofia dos Media.

16h30 - Caminhantes da Paisagem - Victor Gonçalves
Licenciado em Filosofia, Mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade de Lisboa. Conclui o doutoramento em Filosofia contemporânea – Nietzsche, Derrida, Foucault, Deleuze: para lá de uma hermenêutica do sentido –, com uma bolsa FCT. Professor de filosofia no ensino secundário (Escola Damião de Goes, Alenquer). É membro colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Publicou artigos em revistas, nacionais e internacionais, sobre Nietzsche, Foucault e Filosofia da Paisagem. Realizou algumas comunicações sobre temas ligados à filosofia contemporânea. 
Principais áreas de investigação e interesse: filosofia hermenêutica, filosofia da recepção, filosofia da paisagem e neo-criticismos a partir de Friedrich Nietzsche, Jacques Derrida, Michel Foucault e Gilles Deleuze.

17h00 - Paisagem e Ambiente: da (Im) Possibilidade de uma Ética Ambiental - Sandra Escobar 
Sandra Escobar, licenciada em Filosofia e Mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é, actualmente, membro colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e está a preparar a sua tese de doutoramento em Filosofia da Natureza e do Ambiente com uma bolsa da FCT. Estudou na Universidade Tor Vergata, em Roma (1998/1999). Foi Professora de Filosofia no Ensino Secundário (2001/2011) e assistente convidada na Universidade Aberta (2011/2012). As suas principais áreas de investigação são a Estética e Ética Ambiental, Filosofia da Paisagem, tendo participado em conferências nacionais e internacionais.

17h30/18h00 - Debate

6ª feira 8 de Maio
10h30 - Trazer a Paisagem à Cidade - Maribel Sobreira
Maribel Mendes Sobreira é Arquitecta, com Pós-graduação em Património, vertente Património Urbano (2008) na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, actualmente prepara a dissertação da tese de Mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na área da Filosofia da Arquitectura e Filosofia da Arte. Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) e da ISPA (International Society for the Philosophy of Architecture), colaboradora do projecto FILARQPAIS (Filosofia e Arquitectura da Paisagem), coordenado pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e pelo CEAP – Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista Professor Caldeira Cabral. Tem alguns artigos publicados na área da reflexão da Arquitectura, património urbano e artes plásticas, onde tem participado em conferências e encontros nacionais e internacionais. Concebe e orienta actividades de sensibilização para as Artes e Arquitectura. Desde 2009, que orienta e lecciona cursos de História e Teoria da Arte Moderna e Contemporânea. Colaborou com a Trienal de Arquitectura 2010. Faz mediação cultural no CCB e Museu Colecção Berardo e colabora com a Revista4.

11h00 - O Pomar na cidade - Moirika Reker 
Moirika Reker é membro colaborador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Master of Fine Arts em Visual Arts pela Columbia University de Nova Iorque e é doutoranda em Filosofia da Natureza e do Ambiente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É bolseira da European Cultural Foundation com um projecto sobre criação de Pomares Urbanos como participação cívica no espaço público e a sua relação com a percepção estética da cidade. Os seus principais interesses de investigação são Filosofia da Paisagem, o Jardim e a Cidade, a Ética e a Estética na intervenção urbana, tendo participado em conferências e encontros nacionais e internacionais e publicado artigos subordinados a estes temas.

11h30/12h30 - Debate Final



Org.: Biblioteca Municipal Álvaro de Campos /CMT e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa