31.3.17

Ciclo de palestras sobre questões ambientais . 6 de abril de 2017. 18h00



“Ambiente com Livros – Livros com Ambiente” 

Ciclo de palestras sobre questões ambientais, convida Luísa Schmidt, autora de Portugal: Ambientes de Mudança publicado pela Temas e Debates, para uma palestra que terá lugar na próxima quinta-feira, dia 6 de abril, pelas 18h, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. A autora conversará com João Manuel Alveirinho Dias e Miguel Proença.


















Oradores

Luísa Schmidt socióloga, investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e coordenadora do OBSERVA – observatório de Ambiente, Território e Sociedade. Participa em diversos projectos, nacionais e internacionais, ligados à Educação, Participação e Sustentabilidade. Tem diversos livros publicados e é Colunista regular do Jornal Expresso sobre questões ambientais.

João Manuel Alveirinho Dias, investigador no CIMA (Centro de Investigação Marinha e Ambiental) da Universidade do Algarve. Doutorado em geologia marinha e costeira. Desenvolveu a carreira profissional nos Serviços Geológicos de Portugal, no Instituto Hidrográfico e nas Universidades do Algarve, de Lisboa e de Aveiro. Foi professor visitante / convidado, entre outras, nas universidades de Bordéus (França), Cádis (Espanha), Duke e Grand Valley (USA), Nápoles (Itália), São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro (Brasil) e Southampton (Reino Unido). Tem mais de 200 artigos publicados, cerca de metade dos quais em revistas internacionais credenciadas. Dedica-se actualmente a investigação nas áreas das interacções Homem-Meio, de História do Clima e de História Ambiental.

Miguel Proença, é fotógrafo e o seu trabalho concentra-se em questões que lhe são próximas, neste momento, do ordenamento de território agrícola e florestal no Algarve, em particular, e, da paisagem, em geral. Licenciado em Agronomia, pela Universidade da Flórida (Gainesville), concluiu uma pós-graduação em Estudos de Fotografia no IADE e o mestrado em História de Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas na U. Nova. Frequenta o doutoramento sobre fotografia e paisagem na Faculdade de Belas Artes da U. de Lisboa.

Para mais informação consultar: https://miguel-proença.com