Fundo bibliográfico

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos (BMAC), reúne, processa e preserva o fundo documental de forma a disponibilizá-lo à comunidade e, através das novas tecnologias, assegurar a pesquisa bibliográfica em linha, esperando, em breve, disponibilizar conteúdos em formato digital, nomeadamente os jornais locais e regionais que se revestem de grande interesse para a realização de estudos sobre história local.
O acervo documental da biblioteca engloba fundos de diferentes épocas e a sua evolução tem sido o resultado de várias doações e aquisições.

Fundo geral

A BMAC possui cerca de 60.000 documentos (livros, audiovisuais e documentos em suporte eletrónico), estando cerca de 24.000 em livre acesso, distribuídos pelas seguintes áreas: obras de referência, filosofia, psicologia, religião, esoterismo, ciências sociais, educação, ciências políticas e económicas, gestão, direito, história, geografia, ciências, medicina e saúde, ambiente, engenharia, informática, arquitetura e património, artes e espetáculos, desportos, lazer, vida social, linguística e comunicação social, literatura, ciências da informação.
O fundo local e regional encontra-se destacado, bem como o audiovisual. Todas estas áreas temáticas estão distribuídas, também, pelo espaço infanto-juvenil com documentos adequados a essa faixa etária.

Publicações periódicas

A coleção de publicações periódicas reúne cerca de 55 títulos (incluindo jornais) recebidos com regularidade desde 2006 e que se encontram disponíveis ao público em livre acesso. São, sobretudo, publicações de informação genérica e variada que procuram ir de encontro aos interesses manifestados pelos leitores.

Fundo Antigo

Este acervo é constituído por documentos anteriores a 1800 (século XIX) e provém de doações feitas à biblioteca. Inclui manuscritos e edições ilustradas (sécs. XV a XVIII) de grande interesse e valor cultural e patrimonial, nas áreas de obras de referência gerais e especializadas: medicina, física, química, religião e história.